quarta-feira, 11 de março de 2009

Palavras, Palavras, Palavras


Você já se perguntou de onde surgiu nossa língua e o por que falamos, pensamos e escrevemos em Português ? Então está na hora de você conhecer o Museu da Língua Portuguesa e encontrar a resposta para esta e outras perguntas.

Desde Abril de 2006, São Paulo foi presenteado com o primeiro museu especializado no nosso idioma no mundo. Devidamente instalado junto à Estação da Luz, coração do centro histórico paulista, o local foi estrategicamente escolhido por se tratar desde 1.901, ponto de chegada e partida de diversos imigrantes, propagadores da nossa língua.
Através de meios multimídias, o espaço nos leva a nossa origem linguística de uma forma interativa. Lá você entrará no universo da língua portuguesa a partir do momento que pisar no elevador, com músicas de Arnaldo Antunes, ele nos embala em uma espécie de mantra das palavras.



O primeiro andar é destinado à exposições temporárias. Depois de passar por lá Guimarães Rosa, Clarice Lispector e Machado de Assis , o museu se prepara para a chegada de uma exposição diferente e atual, tendo como tema "O Francês no Brasil em Todos os Sentidos", aproveitando o ano da França no Brasil.
No segundo andar encontra-se o acervo permanente, a origem e transformação da nossa cultura linguística é ponto de partida, através de uma diversidade de elementos audiovisuais, o visitante é conduzido pela Linha do Tempo, pontuando cada momento importante da história da nossa língua.



A língua portuguesa descende da família indo-européia, originária de uma região que vai da Ásia à Europa, sendo uma transformação do Latim, surgido em 700 AC.
Ao chegar no Brasil em 1.500 com nossos colonizadores portugueses, a língua portuguesa não teve uma tarefa muito fácil. Assim que desembarcaram em terras tupiniquins, encontraram aqui cerca de 1.200 povos indígenas, falante mais de mil línguas diferentes.
Com o processo de expansão da colonização, começaram a aportar por aqui os primeiros navios com escravos africanos, vindo através do tráfico negreiro em meados do ano de 1.550.
Até 1.800 o nosso idioma ainda era falado apenas por 30% da população. Mas com a chegada da família real ao Brasil em 1.808, esse quadro mudou. A corte transformou a língua em moda e era chique falar português, ainda mais com o sotaque de Portugal.
E assim, se constituiu a nossa língua, sofrendo influência de línguas ameríndias da família tupi e de línguas africanas da família Niger-Congo.



No terceiro e último andar, você encontrará a Praça da Língua, um show multimídia de literatura, através de grandes nomes brasileiros como Mário de Andrade, Chico Buarque, Dorival Caymmi, entre outros.
Segundo Ataliba Teixeira de Castilho, professor e linguista, existe hoje no mundo cerca de 6.000 línguas. E a língua portuguesa é falada por mais de 200 milhões de pessoas em todos os continentes do planeta, sendo o 6º idioma mais falado. Nossa língua-mãe é hoje pauta de muitas discussões e transformações, se reinventando todos os dias, seja pelas reformas ortográficas quanto pela introdução do jovem ao universo das palavras, com suas abreviações e adaptações para a internet.



Serviço:
Museu da Língua Portuguesa
www.museulinguaportuguesa.org.br
Pça da Luz, s/nº, Centro – São Paulo – SP
Bilheteria: de terça a domingo, das 10h às 17h. Museu: de terça a domingo, das 10h às 18h
Ingresso: R$ 4,00 ( inteira ) R$ 2,00 ( estudantes e idosos)

Nenhum comentário: