terça-feira, 28 de abril de 2009

Na espera da Virada


por Thatiane Ferrari


São Paulo, a maior metrópole da América do Sul, palco das principais atividades culturais e vanguardistas brasileira se prepara para 24 horas de atrações ininterruptas. Vem aí no próximo final de semana, a 5ª edição do maior evento cultural do país, a Virada Cultural.


Inspirada na Nuit Blanche parisiense, a Virada Cultural já virou um costume para paulistanos de todas as idades que encantados com a diversidade artística, lotam praças e avenidas atrás das manifestações culturais. Neste ano, um dos grandes destaques da programação são as atrações internacionais, que através do projeto O Ano da França no Brasil, traz artistas franceses consagrados para apresentações e intervenções pelo centro velho da cidade .


Espero me programar melhor do que nos outros anos para conseguir assistir a mais apresentações. Com tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo a gente fica meio perdido e esse ano a Virada promete” diz Rafael Sousa, esportista que frequenta o evento a dois anos. Quando indagado sobre quais atrações não quer perder, Rafael logo responde “ as apresentações do Grupo Acrobático Julius e da Cia.Fratelli” ambas especializadas na linguagem circense. Entre as atrações mais esperadas estão Maria Rita, Tom Zé, Marcelo Camelo, Novos Baianos e Zeca Baleiro.


Segundo a organização do evento estão sendo esperadas mais de 330 mil pessoas, 10 % a mais que a edição do ano passado, sendo dividas em mais de 800 atrações contando com 5 mil artistas de diversas localidades do mundo. Para garantir o conforto da população será triplicado para 900 a quantidade de banheiros químicos,que estarão espalhados em locais amplos e de fácil acesso. Serão 1,5 mil pessoas trabalhando na organização, contando com uma central de emergência com 150 brigadistas, 40 ambulâncias e 20 UTIs Móveis.


A maratona cultural já é um dos eventos mais lucrativos da cidade e espera movimentar cerca de R$ 100 milhões de reais. Estudos do Observatório do Turismo ( Núcleo de estudos e pesquisas da São Paulo Turismo ) apontam dados muito interessantes: 58,6 dos frequentadores são homens, tendo entre 18 à 24 anos e uma renda mensal na média de 6 a 10 salários mínimos com ensino superior completo.


No ano passado, os turistas brasileiros ( a maioria do interior do Estado ) gastaram na cidade R$ 239,20 e os maiores gastos foram com alimentação cerca de 46,1 %. Números que ajudam a colocar São Paulo, mais uma vez, na rota das maiores cidades do mundo.

Nenhum comentário: