domingo, 14 de agosto de 2011

Quem vê este homem?


Quem vê este homem, sentado em um banco, frente ao Mosteiro de São Bento disputando a atenção dos passantes com camelôs, não imagina a trajetória que estes olhos, agora atentos na confecção da maquiagem, viveram por si só.

Oriundo de Pernambuco, Marcos escolheu Terranova como seu sobrenome artístico. Uma alusão a cidade que recebe todos os dias centenas de conterrâneos que, como ele, levam na bagagem mais do que amores e sonhos, trazem consigo a vontade de vencer.

Escolheu a arte como essência e é por ela que desperta todas as manhãs, em busca de um sorriso para transformar em pão.

O suor que escorre de seu rosto, misturado com a tinta de cor negra que realça os traços é o único movimento que se vê a olho nú. Lento e contínuo. Como é possível unir a arte da poesia com a imobilidade do concreto?

Divide o palco das ruas com outros tantos personagens. Moradores das calçadas que, de tão em casa, o acompanham em um diálogo sem falas, participações sem aplausos.

Sente-se realizado por produzir sua arte, mesmo perante o preconceito arredio que o vem incomodar. É preciso coração pulsante para compreender o amor de entregar sua vida ao outro. Ao público.

Marcos ontem foi um cangaceiro, hoje é árabe, e amanhã, se conseguir terminar a asa, será um anjo, aguardando o momento exato de voar, imóvel, pela arquitetura cinza e fria do centro da cidade.

Nenhum comentário: